Informações Importantes

AEROPORTOS

O Rio de Janeiro conta com dois aeroportos: o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão e o Aeroporto Santos Dumont, que opera voos regionais por todo o país.
O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão, localizado na Ilha do Governador, é de fácil acesso por modernas vias expressas para os hotéis credenciados ao Congresso na Zona Sul da cidade. Vinte e seis companhias aéreas internacionais e todas as companhias aéreas brasileiras operam no aeroporto.

INFORMAÇÕES GERAIS E SOBRE VOOS
– Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim – Galeão: (21) 3004-6050.
– Aeroporto Santos Dumont: (21) 3814-7070.
– Baixe o aplicativo “Voos Online” da Infraero para informações úteis sobre voos, facilidades e indicações para uma viagem tranquila.


Como chegar ao Congresso a partir dos aeroportos:

Recomendamos o uso do Transfer oficial do Congresso.

RESERVE SEU TRANSFER

Taxi:
Nos aeroportos, a maioria dos táxis especiais trabalha com tarifas fixas por área, que podem ser pagas antecipadamente no balcão da empresa de taxi, aonde deve estar afixada a tabela de preços. Recomendamos o uso destas companhias.

Uber / Cabify:
Caso deseje chamar um carro pelo Uber ou Cabify , basta selecionar um dos dois terminais do aeroporto e indicar o seu portão. Veja mais informações sobre os serviços:



No Aeroporto Santos Dumont o Uber conta com um lounge no Shopping Bossa Nova Mall onde você poderá chamar o seu carro com água, Wi-Fi e carregadores à disposição enquanto você espera o seu motorista. Veja mais informações sobre o serviço:

UBER – SANTOS DUMONT

Passagens aéreas:
Ao centralizar as suas reservas com a agência de viagens oficial, você terá um atendimento unificado para todas as suas necessidades enquanto estiver no Congresso. Faça uma cotação da sua passagem aérea com a agência de turismo oficial do Congresso:

FAÇA UMA COTAÇÃO

CLIMA

Em outubro, estaremos na primavera no Brasil e o clima no Rio de Janeiro é aconchegante: a temperatura varia de 23°C (73°F) a 28°C (82°F) durante o dia e chega a até 20°C (68°F) durante a noite.

VESTUÁRIO

O traje esporte predomina no Rio, embora durante o horário de trabalho os homens costumem usar terno e gravata e as mulheres roupas mais finas. Poucos locais no Rio exigem trajes formais. Para os homens calça e camisa esporte são suficientes; para as mulheres roupas informais. Um agasalho leve é o bastante para a noite.
Coquetel: Passeio Completo.
Festa de Encerramento: Esporte Fino.

COMUNICAÇÕES

A cidade tem um excelente sistema de comunicação que liga o Rio ao resto do Brasil e ao mundo. Discagens diretas e a cobrar podem ser feitas de qualquer telefone. O código de Discagem Direta para o Rio de Janeiro é 21, e para o Brasil 55.

CORRENTE ELÉTRICA

A corrente elétrica do Rio de Janeiro é 110 volts, 60 ciclos. Muitos hotéis e edifícios possuem tomadas alternativas para 220 volts.

CÂMBIO

A moeda local é o Real (R$), que possui notas de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais. As suas unidades chamam-se centavos, que são representados por moedas de 5, 10, 25, 50 centavos e de 1 real.

Caso deseje fazer a troca por moeda local no Brasil, escolha uma casa de câmbio que seja registrada no Banco Central. As casas de câmbio confiáveis costumam entregar um documento comprobatório da transação das moedas.
Por segurança, recomendamos o câmbio nos seguintes estabelecimentos:
– Banco Safra: Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim
Telefone: 21 2462-5050
– Europa Câmbio: Shopping Bossa Nova Mall, ao lado do Aeroporto Santos Dumont
Telefone: 21 3814-7070
– Confidence Câmbio: Shopping Downtown, próximo ao Hotel do Congresso
Você também poderá realizar o câmbio no balcão de atendimento dos hotéis credenciados.

POLICIAMENTO

Delegacia de Atendimento ao Turista – DEAT
Um ramo especializado da Policia Civil, tem sua própria sede convenientemente localizada no Leblon em frente ao Teatro Casa Grande e perto do Teatro Scala. Os policiais desta delegacia especializada foram especificamente treinados para atender os visitantes estrangeiros.
– Endereço: Rua Humberto de Campos 315 – Leblon – Rio de Janeiro, RJ.
– Telefone: (21) 3399-7170

BPTUR – Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro também dispõe de um batalhão – BPTUR – especializado no patrulhamento ostensivo da cidade do Rio para proteção ao turista. Devidamente treinados e equipados para o atendimento a ocorrências policiais com turistas, os policiais desta corporação são encarregados do patrulhamento de pontos turísticos, praias e áreas próximas a hotéis.
– Endereço: Rua Figueiredo de Magalhães, 550 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
– Telefone: (21) 2332-7949
– Telefone Emergência: 190

LÍNGUA

A língua falada no Brasil é a portuguesa. Nos hotéis, restaurantes e outros locais públicos é possível encontrar ajuda na língua inglesa.

MEIOS DE TRANSPORTE

Metrô: Com mais de 45 estações espalhadas pelos bairros do Rio e integração com outros meios de transporte como o Trem e o BRT (Bus Rapid Transit), o Metrô do Rio possui diversos serviços e comodidades para tornar o seu passeio ainda mais agradável. Durante o Congresso estará disponível para os congressistas um shuttle a cada 20 minutos, saindo da estação do Metro de São Conrado para o hotel do evento.
Baixe aqui o aplicativo e saiba como chegar nas estações mais próximas ao Congresso, horários dos trens e informações práticas:


VLT: O VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) permite a interligação da região portuária ao centro financeiro da cidade e ao aeroporto Santos Dumont de uma forma mais rápida e segura. O VLT atende aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos já existentes, distribuindo estes passageiros nas diversas regiões que compõem a área central da cidade. O sistema tem ligação com metrô, ônibus convencionais, terminal de cruzeiros e Aeroporto Santos Dumont. Com todas as linhas em operação, conecta também trens, barcas, BRT Transbrasil e teleférico da Providência.

Taxi: O Rio tem uma grande frota de táxis, quase todos equipados com ar-condicionado. Os táxis comuns, identificados pela cor amarela, circulam pelas ruas com taxímetro. Táxis especiais operados por companhias licenciadas servem aos aeroportos e hotéis. Caso deseje, você poderá baixar aplicativos (Easy Taxi e 99 Taxi) que chamam o táxi diretamente pelo seu celular.

Uber: A utilização do Uber na cidade do Rio de Janeiro é tranquila e de qualidade: em todas as regiões do Rio você poderá solicitar o seu carro pelo aplicativo. Confira sempre no seu aplicativo a correspondência da placa do carro solicitado.

GORJETAS

– Hotéis: Os hotéis geralmente incluem as taxas de serviço nas contas.
– Restaurantes: As gorjetas são opcionais, mas frequentemente são encontradas no fim da conta como uma “sugestão”. No Rio normalmente paga-se 10%.
– Táxis: motoristas de táxi não exigem gorjeta, embora a maioria dos passageiros arredonde para mais a tarifa a pagar quando está satisfeito com o atendimento.
– Carregadores em hotel e aeroporto: R$1,00 por mala.
– Carrinhos para carregar malas no aeroporto: Grátis.

FERIADOS

No Rio de Janeiro e no Brasil há uma série de feriados públicos durante o ano, dentre eles o dia Nossa Senhora de Aparecida – Padroeira do Brasil, que acontecerá durante o período do Congresso, dia 12/10. Neste dia, alguns locais como lojas, shoppings, etc, poderão funcionar em horário especial ou até mesmo não abrir.

HORÁRIO COMERCIAL

A maioria dos escritórios abre de 09:00 às 18:00h de segunda a sexta-feira e das 09:00 às 13:00h aos sábados. A maioria dos grandes Shopping Centers abre de segunda a sábado de 10:00 às 22:00h e aos domingos das 15:00 às 21:00h. O Rio tem várias lojas de conveniência abertas 24 horas/dia. Os bancos abrem de segunda a sexta de 10:00 às 16:00h.

PONTOS TURÍSTICOS

O Rio de Janeiro possui uma intensa vida cultural, oferecendo mais de 200 locais para cinema, teatro, musicais e exposições artísticas, mais de 50 museus e 87 bibliotecas.

MAIORES INFORMAÇÕES:
www.rioconventionbureau.com.br
www.embratur.gov.br/
www.brazil.org.uk/
www.rio.rj.gov.br/riotur/
www.turisrio.rj.gov.br/

RESTAURANTES RECOMENDADOS

CT Brasserie – $$$$

Bistrô com ares parisienses com menu assinado pelo renomado Chef Claude Troisgros, o CT Brasserie explora a cozinhas francesa e sul-americana com ingredientes da roça brasileira. Conheça mais em:

TRIPADVISOR



D.O.C Ristorante & Grand Cru – $$$$

Com massas artesanais feitas na casa, com farinha italiana de Napoli e Água San Pellegrino, sob o comando do estrelado chef Fábio Andrade, o D.O.C ganhou o cobiçado selo “Ospitalità Italiana”, conferido pelo governo italiano à casas no mundo inteiro que mantém um rigoroso padrão de qualidade e que honram as tradições da gastronomia clássica do país. Conheça mais em:

TRIPADVISOR



Gero+Trattoria Barra – $$$$

Um dos projetos mais arrojados do Grupo Fasano, com design de Isay Weinfeld, que inclui uma massaria exposta e uma adega com mais de 250 rótulos, o Gero destaca-se por seu cardápio com pratos já consagrados. Conheça mais em:

TRIPADVISOR



Esplanada Grill – $$$$

Desde que trouxe ao Rio de Janeiro o conceito sofisticado das steak houses, que fizeram sucesso em São Paulo, em meados dos anos 80, o Esplanada Grill tornou-se a referência principal na cidade em cortes finos e selecionados; responsável por levar a carne ao estado da arte entre os cariocas. Conheça mais em:

TRIPADVISOR



Fratelli – $$$$

Sob o comento do chef Mario Taconni, o Fratteli é um cantinho da Itália com toques brasileiros ao lado da sede do Congresso. Conheça mais em:

TRIPADVISOR



Bráz – $$$

Com 20 anos de história e o posto entre as 10 melhores pizzarias do mundo (em ranking dos jornais The Guardian e Corriere della Sera), a Bráz é uma pizzaria apaixonada por pizza com ingredientes garimpados, receitas inspiradas, hospitalidade em cada detalhe. Conheça mais em:

TRIPADVISOR



Balada Mix – $$

Em um ambiente intimista e colorido, com decoração tropical e rústica, os frequentadores encontram no Balada Mix um cardápio saudável e diversificado que atende a todos os gostos. Conheça mais em:

TRIPADVISOR





Realização

 


 

Patrocínio Master